Más linguas...
Mais de um terço das mulheres portuguesas afirmam ter falta de desejo sexual; 32% têm dificuldade em atingir o orgasmo; outras tantas referem a diminuição da excitação ou da lubrificação; e 34% sentem dor ou desconforto durante a relação sexual. Estas são as quatro principais disfunções sexuais femininas identificadas por um estudo, ontem divulgado, realizado pela Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA) em conjunto com os laboratórios farmacêuticos Pfizer.Diário de Notícias de hoje

Comentários
pois é quando a libido não funciona ou começa a funcionar mal, não ha lubrificação que valha
afixado por: leopard | fevereiro 10, 2006 09:45 AM
As causas, as verdadeiras e difíceis de aceitar pela sociedade, continuarão a ficar no segredo dos deuses ;) Talvez lá para o século XXII a situação mude... O interessante é que, mesmo assim, ainda há culturas que insistem na excisão do clitoris. Só isto diz muito sobre o fantasma e a deformação cultural que paira sobre esse assunto.
afixado por: Hopelandic | fevereiro 10, 2006 10:49 AM
Ponham-se a dar confiança às mulheres ponham...
afixado por: João Ribeiro | fevereiro 10, 2006 11:01 AM
Olha, Mário, ao menos que estes estudos sirvam para que se fale de sexo...ou de falta dele. Ontem, lá no estaminé, tinha feito um post sobre outro dado de um outro estudo...8% das mulheres afirmam que já simularam um orgasmo. O que não me parece real...mas é outro assunto.
Para além das causas físicas, será que não bastaria as mulheres reconhecerem que os preliminares são indispensáveis e que para a maioria delas (de nós) o orgasmo é clitoriano. Coisas simples, coisas que evitariam tanta insatisfação, coisas que não se entende porque não são assumidas e ditas e procuradas...Como diz a http://devagares.weblog.com.hopelandic, porque é que ficam nos segredo dos deuses??? Afinal ter prazer...não é um prazer, carago????
afixado por: isabel faria | fevereiro 10, 2006 12:13 PM
Alguém me explica porque é que a hopelandic me aparece a azul???? (Olha lá, se arranjasses um nome mais fácil, não te fazia copy paste e nada disto acontecia...que má!!!!).
afixado por: isabel faria | fevereiro 10, 2006 12:17 PM
Eu estou com o Mário Cordeiro. Tudo isto se deve a más linguas...
afixado por: Sancho Gomes | fevereiro 10, 2006 12:25 PM
Não sei porque é que as mulheres entram no silêncio e não falam da forma como querem ter prazer! Mas a verdade, e face à inesperiência de vida que tenho, quando falamos nem sempre somos vistas com bons olhos. Não faltará diálogo entre ambos?
Acho que não custa dizer não consigo ter prazer!
E isto não tem que ser visto com maus olhos, pelo contrário! Não ter orgasmo não é igual a não gostar das pessoas! Penso eu!
Talvez ainda seja muito ingénua.
afixado por: Rita | fevereiro 10, 2006 12:55 PM
E o lado fisiológico da questão?
Não sendo conhecedor do assunto cientificamente a não ser pela rama, vou ver se me recordo do que aprendi nas minhas “aulas de educação sexual”. Se estiver por aqui algum(a) ginecologista pode emendar a minha ignorância
O ciclo hormonal feminino é um factor que pode influir no desejo, os homens produzem testosterona desde a puberdade ininterruptamente é que é um hormona que estimula a libido despertando o desejo sexual. Portanto é fácil termos muito desejo sexual , (esta justificada a poligamia e os haréns).
A mulher e devido ao ciclo, produz estrogénio durante metade do ciclo que é o hormona que estimula a libido feminina, só que na outra metade do ciclo quando o óvulo esta maduro e pronto a ser fertilizado inicia a produção de progesterona a hormona que prepara o acolhimento do ovo no interior do útero. A progesterona dizem deixa as mulheres indiferentes ao desejo e também dizem que tem a ver com as flutuações do humor fazendo-as mais rabugentas em certas fases. Se alguém quiser completar mais.
afixado por: leopard | fevereiro 10, 2006 01:09 PM
a minha líbido flutua um pouco ao longo do ciclo, leopard, mas não decai dessa maneira. é o mais que te posso dizer. estou com aisabel. é preciso haver uma cultura de exig~encia e tolerãncia. tipo "eu gosto que me faças isto e aquilo", dito sem pudores. pudor e sexo é uma má associação.
afixado por: susana | fevereiro 10, 2006 02:12 PM
O pudor e o gostar que façam isto ou aquilo não tem nada a ver com as questão fisiologia, a questão fisiológica pode inibir uma predisposição.. (a tal anedota da dor de cabeça)
Se existir a predisposição é uma coisa se não existir é outra, o meio que se cria, o meio ambiente, o romantismo também tem efeito. Mas eu estava mesmo situado no campo fisiológico, como não sou especialista nesse tipo de ciclos, aceito o reparo das variações ao longo do ciclo
afixado por: leopard | fevereiro 10, 2006 02:24 PM
claro, leopard, mas eu só estava a falat por mim; no meu caso é assim, mas admito que a fisiologia possa ter esse efeito mais radical, nas variações da predisposição. a mim o que afecta a predisposição são sobretudo os factores relacionais, não os intrínsecos. embora haja um pico na fase de ovulação. olha e aqui lembro-me de uma coisa: até os métodos anticoncepcionais afectam a líbido. se tomasse a pílula, não teria o pico da ovulação, por exemplo... o que só prova que para todos os efeitos, tens razão.
afixado por: susana | fevereiro 10, 2006 02:43 PM
de resto a parte do pudor já era um comentário em geral, não especificamente em resposta ao teu.
afixado por: susana | fevereiro 10, 2006 02:45 PM
Não concordo com isso Leopard. A não ser que alteres o tremo de inibir para condicionar...e mesmo assim, não me parece que possa ser usada como desculpa para as "dores de cabeça"...as dores de cabeça têm a ver com a incapacidade de se assumir claramente "hoje não me apetece".E isso nada tem a ver com fisiologia.
Até porque o desejo pode depender de tanta coisa... Uma mulher pode estar num periodo de "predisposição" e simplesmente ter tido um dia de loucos no emprego. Ou o filho não a ter deixado dormir na noite anterior....ou...
A sério, como mulher e conhecendo-me um bocadinho, não me parece que essa parte fisiológica seja assim decisiva.
afixado por: isabel faria | fevereiro 10, 2006 02:46 PM
E porque é que hoje não me apetece? Alguma razão pode haver, factores hormonais são um facto. Depressão, situações de tristeza e baixa auto estima, factores sociais psicosociais e psicológicos? Um grande leque, alguns podem ser ultrapassados com a tal criação de cenários românticos, dizer o tal que gostamos e nos apetece tem a ver com a sensibilidade e por a libido a funcionar. mas não haverá para alem deste outros mais pesados que não permitem sequer avançar. A tal falta de predisposição. Bom já falei de mais por mim fico por aqui espero outras entradas.
afixado por: leopard | fevereiro 10, 2006 03:02 PM
...eu não disse...
Olhem-se nos olhos e construam-se no desejo.
Esqueçam "os sitios", e "a fisiologia" e "a fisionomia", e...abreviando, não fodam com a cabeça nem pensem com "as partes".
afixado por: João Ribeiro | fevereiro 10, 2006 03:19 PM
Acredita Ribeiro,
Excisão, lubrificação, predisposição...
Tanta racionalização tira o apetite ao mais esfomeado dos canibais.
Quando oiço os resultados deste estudos não consigo evitar pensar que o pessoal deve andar a f... CONTRA e não COM a parceira. Um kadito mais de cumplicidade e menos de egoísmo should do the trick. Mal não faz, de certeza.
afixado por: jon | fevereiro 10, 2006 04:07 PM
E tu, jon, já simulaste algum orgasmo?
afixado por: Monty | fevereiro 10, 2006 08:10 PM
Alô Isabel, bons olhos te vejam :) Tenho saudades de te ver por estes lados.
Eu creio que temos duas zonas que provocam o orgasmo. o clitoris é a mais conhecida, mas existe outra, a tal \\\"g\\\", que fica mais ou menos no início do útero. Quando consegues um dos dois é bem agradável; quando os consegues juntar ou, melhor ainda, multiplicar, chegas à conclusão que, afinal, a lua não fica assim tão longe :P.
O melhor é enveredar pela pesquisa científica... ;).
A chatice é que o sexo, tal como uma boa parte da nossa realidade cultural, é pensado com os olhos dos homens, mesmo pelas mulheres...
Mas, mais importante que tudo... é o amor, o companheirismo. É isso que prevalece na vida.
Quanto mais ansiedade à volta do assunto pior. O resto parece-me demasiado melindroso.
É o que eu digo: lá para o sec XXI...
afixado por: Hopelandic | fevereiro 10, 2006 10:08 PM
MoNtY, arrisquei uma vez, vi logo o amarelo e fui avisado que da próxima era prá rua...não repeti a graça.
Hope, "mais importante que tudo...é o amor, o companheirismo" atão e o conbíbio caraguh ?
afixado por: jon | fevereiro 10, 2006 11:52 PM
O Jon falou um coisa certa: o mais importante, hoje, é o companheirismo e essa palavra implica um monte de informações que podem estruturar uma boa relação tendo como consequência uma boa transa. As mulheres não querem perder tempo com homens com postura de pai que reprimem e poldam seus desejos, além de tudo isso, assumiram uma carga de preocupações com lar, filho, marido, trabalho e tendo que se virar para atender a todos não estão tendo tempo de viver o seu prazer, o que não é nada saudável, também.
afixado por: Elvira | fevereiro 11, 2006 01:40 AM